A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado do Pará foi marcada por uma série de atividades envolventes e interessantes, no período de 20 a 26 de outubro de 2025. Além de ações realizadas no Centro Interativo de Ciência e Tecnologia (CICTA-UFPA), em Belém, o evento também foi promovido no município de Cametá (PA).
Regionalmente o tema desse ano foi “Planeta Água é Aqui! Cultura Amazônica Paraense: expressão da Cultura Oceânica”. A iniciativa esteve integrada à programação nacional cujo tema foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, que contou com uma grande feira de ciência e tecnologia em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e ações simultâneas em todo o país.
Em Cametá, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Nossa Senhora do Carmo, a comunidade formada por alunos, professores, técnicos, direção, pais de alunos e moradores, participou de oficinas teóricas e práticas.
Para a diretora da escola, Cláudia Sena, a SNCT foi uma oportunidade extremamente relevante, um estímulo ao debate e conscientização sobre a cultura oceânica. “Essa é a primeira vez que esse evento acontece aqui na nossa escola e estamos muito felizes em poder participar”, revela. A diretora conta que os debates trazidos pelo evento vieram somar ao trabalho já realizado. “A forma como as oficinas estão sendo conduzidas se somam à nossa proposta pedagógica, fortalecendo o que já trabalhamos, pois temos projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, e agora, com a SNCT, conseguimos proporcionar o contato maior com ciência e tecnologia aos nossos alunos”, frisou.
“É um prazer estar de volta a esse local onde já atuei também”, ressaltou Raiane Pacheco, estudante do curso de Matemática (UFPA), que deu aulas na escola como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “Trazer esse evento aqui para a comunidade, ver os alunos totalmente engajados, envolvidos nessas atividades, encantados com as oficinas, é muito gratificante. Além disso, entendemos ser fundamental tratar de um tema tão importante quanto o planeta água”, destacou Raiane, que integra a equipe responsável pela SNCT Pará 2025.
Conhecimento e respeito Socioambiental
Também tiveram destaque as oficinas de Sabão Ecológico “Efeito Borboleta” e a de “Filtro Caseiro de Água”.
Segundo o professor Eduardo Carvalho, que ensina a comunidade escolar a produzir sabão ecologicamente sustentável, a partir do descarte correto do óleo de cozinha, o projeto visa causar uma mudança de mentalidade e de comportamento junto aos alunos e suas famílias. O docente afirma também que a iniciativa envolve diferentes áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar. “Ensinamos as técnicas de produção de sabão ecológico, mas também conseguimos trabalhar de forma integrada, unindo a área ambiental e de ciências, a outras disciplinas como a de leitura, redação, entre outras”, explica.
Já o professor Alain Cordeiro, que ministrou a oficina de Filtro Caseiro de Água, explica que o projeto nasceu da observação da carência de acesso à água potável pela população. “Muitas famílias aqui do município consomem a água dos rios para beber, sem nenhum tipo de tratamento. Isso nos preocupa bastante”, reforça o professor. Ele conta que o produto é resultado do engajamento entre o docente, os alunos do 4º ano da escola e a coordenação pedagógica. “Trazer esse conteúdo para a SNCT 2025 tem o propósito de incentivar que mais alunos se envolvam na iniciativa”, acentua Cordeiro.
Em Cametá, a programação abriu espaço para outras atividades científicas, culturais e tecnológicas. São exemplos a oficina de pilotagem de drone, a de jogos educativos ambientais em 3D com óculos de realidade virtual (VR), além da oficina “Pelas ondas do Hip-Hop”, que promoveu uma reflexão sobre cultura urbana, expressão corporal e identidade juvenil. A oficina “Zine”, que buscou estimular a produção de pequenos fanzines artesanais, incentivando a escrita criativa e o protagonismo estudantil por meio da mídia independente. E também a atividade de “Criação de Jogos Educativos Digitais no Scratch: Explorando o Planeta Água e a Cultura Oceânica”.
Árvore das Águas
Como parte da programação, a SNCT Pará ofertou a Árvore das Águas, convidando o público a compartilhar suas experiências e reflexões sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e sobre as ações em defesa da vida das águas.
Inspirada nos rios e florestas da Amazônia, a oficina simbolizou a conexão entre terra, água e conhecimento, onde cada mensagem pendurada representou uma semente de consciência e compromisso com o futuro do planeta. Assim, os relatos e ideias dos participantes formaram um grande fluxo coletivo de saberes, fortalecendo o diálogo entre ciência, cultura e comunidades, vozes da amazônia que ecoam em um só propósito: cuidar das nossas águas e construir um futuro mais sustentável.
O evento foi realizado de 20 a 26 de outubro no estado do Pará. Os detalhes puderam ser vistos nas redes sociais da SNCT Pará (@snct.para no Instagram; na página Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT Pará, no Facebook; no canal do YouTube: SNCT Pará; e aqui mesmo no nosso site). Já os detalhes da programação nacional puderam ser acessados na página da SNCT 2025.



