A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é realizada desde o ano de 2004 no país, anualmente, durante o mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com universidades, secretarias estaduais e municipais de educação, secretarias de ciência e tecnologia, espaços científicos-culturais, órgãos não governamentais e entidades da sociedade civil.
A SNCT tem como objetivo destacar a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o engajamento da população brasileira no conhecimento, na reflexão e na discussão sobre os resultados, a relevância e as contribuições das pesquisas científico-tecnológicas para o país, bem como suas aplicações no cotidiano.
Para concretizar esse objetivo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realiza uma ampla variedade de ações voltadas à divulgação e à popularização da ciência. Entre elas, destacam-se palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos, apresentações de teatro científico, jogos interativos, exibição de vídeos educativos, excursões científicas e programas transmitidos por rádios e televisões.
O tema da SNCT 2025 é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Alinhada com a proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desde 2017, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem liderado a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Estado do Pará.
Essa atuação ocorre em parceria com diversas instituições, a exemplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Secretaria do Estado de Educação (SEDUC), Secretaria do Estadual de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em 2025, as ações da SNCT Pará ocorrerão em diversos municípios paraenses e também na cidade de Brasília (DF). Aqui no estado serão contempladas as cidades de Abaetetuba, Ananindeua, Bragança, Breves, Belém, Cametá, Curuçá, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, Melgaço, Moju e Santarém.
O tema estadual desse ano é “Planeta Água é Aqui! Cultura Amazônica Paraense: expressão da Cultura Oceânica”. No site você confere tudo o que vai acontecer! Não perca!